O ENGENHO

Hummm... Lá no Engenho tem cheirinho de bolo... É a esposa do Coronel que está a preparar o bolo mais saboroso de todas as províncias...

 

Segundo pesquisadores, o Bolo de Mandioca entrou na história da culinária por intermédio de Dona Rita de Cássia Souza Leão B. Cavalcanti, esposa do coronel Agostinho Bezerra da Silva Cavalcanti, proprietário do Engenho São Bartolomeu, no município de Jaboatão dos Guararapes.

 

De Dona Rita, renomada quituteira da época, tem-se conhecimento de que muitas de suas receitas ficaram famosas, como a do Bolo de Mandioca e o Bolo de Leite. Alguns ingredientes, originalmente europeus, foram substituídos: o trigo pela massa de mandioca e a manteiga francesa pela manteiga feita na cozinha do Engenho.

 

O sucesso ficou garantido até a atualidade e é considerado o mais aristocrático bolo caseiro. Inclusive, conta-se, também, que ele foi servido ao imperador Dom Pedro II e sua esposa quando de passagem por Pernambuco, no ano de 1859.

 

E é por isso que a Engenho do Bolo Caseiro utiliza as receitas originais com os melhores ingredientes para dar continuidade na preparação de um saboroso bolo caseiro.

© 2014 by Engenho do Bolo Caseiro